Unidade Classista e CSP-Conlutas dialogam com operários sobre o Primeiro de Maio

IMG-20150430-WA0011

Como parte das lutas do 1º de maio, dia internacional dos trabalhadores, a Unidade Classista (UC), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a União da Juventude Comunista (UJC) estiveram presentes nesta quinta-feira, 30 de abril, em panfletagem realizada na entrada do Porto de Maceió. A iniciativa foi construída pelo Espaço Unidade de Ação que congrega as organizações estudantis, sindicais e populares de oposição de esquerda aos governos federal e estadual, ambos comprometidos com a agenda política antipopular que vigora no país.

A panfletagem iniciou-se por volta das 5 da manhã com uma militância aguerrida e determinada a dialogar com os operários metalúrgicos e petroleiros acerca da natureza regressiva das medidas econômicas implementadas pelo governo Dilma (PT/PMDB), expressas através do ajuste fiscal que retira direitos dos trabalhadores em benefício do grande capital financeiro. A iniciativa do diálogo buscou informar aos operários a ideia de que a luta reivindicativa é a principal arma da classe trabalhadora para barrar as MP’S 664 e 665, que afetam direitos trabalhistas como seguro desemprego, aposentadorias e auxílio-doença, e a PL 4330, que visa generalizar as terceirizações no país em prejuízo dos trabalhadores e em benefício da patronal.

Além de demonstrarem convencimento de que aquelas medidas são nefastas para a maioria da população, os operários metalúrgicos expressaram profunda insatisfação com a direção sindical do Sindmetal (Sindical dos Metalúrgicos de Alagoas), que se nega a fazer assembleia de base com o objetivo de deflagrar uma greve em defesa de ganhos salariais reais, aumento significativo da Cesta Básica, folga de pagamento, entre outros pontos exigidos pela categoria. Esta direção sindical pelega tem virado as costas para os trabalhadores da Tomé-Ferrostaal desde a inauguração do parque fabril há dois anos, negando-se a escutar a base e tocar as lutas demandadas por ela. Após dois acordos coletivos rebaixados (2013 e 2014), que não proporcionaram ganhos reais para os metalúrgicos, certamente não será agora que esta direção passará a expressar o real ímpeto de luta da categoria.

Após escutarem com bastante atenção as falas dos camaradas da Unidade Classista e da CSP-Conlutas, os operários entraram no parque fabril após o término do ato por volta das 7 da manhã. A iniciativa exitosa de unidade da esquerda socialista em Alagoas convenceu os participantes do ato de que é possível sim derrotar o ajuste fiscal e as terceirizações, rumo à GREVE GERAL que faça avançar os direitos da classe trabalhadora.

NÃO AO AJUSTE FISCAL E ÀS TERCEIRIZAÇÕES!

RUMO À GREVE GERAL PELO AVANÇO DAS CONQUISTAS DOS TRABALHADORES!

1º DE MAIO. VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES!

ORGANIZAR, LUTAR, VENCER.

UNIDADE CLASSISTA ALAGOAS